Cultura é Currículo 2013
BANCO DE ATIVIDADES – PARTE 2
O.T. CULTURA É
CURRÍCULO - 2013
|
11.
Organizar grupos que trabalhem com a cultura,
história, arte e localização dos países dos 5 continentes. Todos os grupos
farão uma apresentação de forma criativa, podendo ser teatro, seminário,
mostra cultural, etc. (séries envolvidas: 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e
Ensino Médio).
(Cleide Satiko Ito – E.E. Prof.
Zanon Cleantes de Moura)
|
12.
Trabalhar as músicas regionais e os aspectos
populacionais de cada país, podendo comparar com os nossos costumes (8º ano –
Geografia).
(Clóvis
Duarte da Silva – E.E. Zulmira Campos).
|
13.
Faça uma pesquisa sobre as lendas de outros
países. Escolha a que mais lhe agradar e traga para a aula. Faremos uma roda
de leitura e você deverá apresentar a história e justificar porque a escolheu
(Língua Portuguesa – 7º ano).
(Cristiane
Ribeiro da Silva – E.E. Neves Prado Monteiro).
|
14.
Língua Portuguesa (6º ao 9º ano):
a.
Transformar o espetáculo em história em
quadrinhos;
b.
Reescrita.
(Djanira
Siqueira Nunes Bezerra – E.E. Dona Coralina Ribeiro dos Santos Caldeira)
|
15.
Propostas diversificadas:
a.
Produzir um texto sobre qual país achou mais
interessante;
b.
Pesquisar as formas diferentes de dizer “Olá”
e “Oi”, em todos os países apresentados;
c.
Explorar a cultura dos países (História e
Geografia);
d.
Criar ou recortar imagens que reportem ao
espetáculo apresentado;
e.
Desenhe 3 imagens, cada uma referente a um
país que foi visitado na peça;
f.
Desenhe a figura cultural que mais lhe chamou
a atenção durante o espetáculo.
(Elaine
Cristina M. Nogueira – E.E. Walter Scheppis).
|
16.
De acordo com o espetáculo assistido “De todos
os cantos do mundo”, vamos reunir os talentos musicais e criarmos uma
apresentação com foco na “Contra cultura, Bossa Nova, Tropicalismo e
Vanguarda”. Além da música, poderemos ter em cena: poesia, teatro e danças.
a.
Grupo de desenvolvimento: Professores de Arte,
Língua Portuguesa, História, Geografia, Educação Física.
(Fabrício
M. Correa – E.E. Profª Lâmia Del Cistia).
|
17.
Escolher uma música estrangeira e montar uma
apresentação com os costumes, a cultura do país em questão:
a.
Poderia ser uma atividade interdisciplinar;
b.
Fazer uma paródia de alguma música estrangeira
ou regional, ou mesmo uma das músicas apresentadas na peça.
(Fabiana
Antonieta S. J. G. Danella – E.E. Dr. Paulo Filgueiras Jr.).
|
18.
Disponibilizar material para que os alunos
criem uma peça de teatro explicando, por exemplo, a Geografia.
(Fabiana
– E.E. Afonso Schmidt).
|
19.
Na peça “Em todos os cantos do mundo” são
citados alguns países do mundo. Um deles refere-se a um ornamento utilizado
nos países africanos e num esado brasileir, a Bahia. Faça uma ilustração
deste ornamento.
(Hebe
P. O. Santos Kuwahara – E.E. Visconde de São Leopoldo).
|
20.
Faça a reescrita do espetáculo que você
assistiu “De todos os cantos do mundo” (alunos do 6º ano – Língua
Portuguesa).
(Isabel
Cristina Barbosa Cardozo – E.E. Profª Maria Helena Duarte Caetano).
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário