sexta-feira, 12 de julho de 2013

Banco de Atividades - Parte 2

Cultura é Currículo 2013






BANCO DE ATIVIDADES – PARTE 2
O.T. CULTURA É CURRÍCULO - 2013



11.   Organizar grupos que trabalhem com a cultura, história, arte e localização dos países dos 5 continentes. Todos os grupos farão uma apresentação de forma criativa, podendo ser teatro, seminário, mostra cultural, etc. (séries envolvidas: 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio).
(Cleide Satiko Ito – E.E. Prof. Zanon Cleantes de Moura)



12.   Trabalhar as músicas regionais e os aspectos populacionais de cada país, podendo comparar com os nossos costumes (8º ano – Geografia).
(Clóvis Duarte da Silva – E.E. Zulmira Campos).



13.   Faça uma pesquisa sobre as lendas de outros países. Escolha a que mais lhe agradar e traga para a aula. Faremos uma roda de leitura e você deverá apresentar a história e justificar porque a escolheu (Língua Portuguesa – 7º ano).
(Cristiane Ribeiro da Silva – E.E. Neves Prado Monteiro).



14.   Língua Portuguesa (6º ao 9º ano):
a.       Transformar o espetáculo em história em quadrinhos;
b.      Reescrita.
(Djanira Siqueira Nunes Bezerra – E.E. Dona Coralina Ribeiro dos Santos Caldeira)



15.   Propostas diversificadas:
a.       Produzir um texto sobre qual país achou mais interessante;
b.      Pesquisar as formas diferentes de dizer “Olá” e “Oi”, em todos os países apresentados;
c.       Explorar a cultura dos países (História e Geografia);
d.      Criar ou recortar imagens que reportem ao espetáculo apresentado;
e.      Desenhe 3 imagens, cada uma referente a um país que foi visitado na peça;
f.        Desenhe a figura cultural que mais lhe chamou a atenção durante o espetáculo.
(Elaine Cristina M. Nogueira – E.E. Walter Scheppis).



16.   De acordo com o espetáculo assistido “De todos os cantos do mundo”, vamos reunir os talentos musicais e criarmos uma apresentação com foco na “Contra cultura, Bossa Nova, Tropicalismo e Vanguarda”. Além da música, poderemos ter em cena: poesia, teatro e danças.
a.       Grupo de desenvolvimento: Professores de Arte, Língua Portuguesa, História, Geografia, Educação Física.
(Fabrício M. Correa – E.E. Profª Lâmia Del Cistia).



17.   Escolher uma música estrangeira e montar uma apresentação com os costumes, a cultura do país em questão:
a.       Poderia ser uma atividade interdisciplinar;
b.      Fazer uma paródia de alguma música estrangeira ou regional, ou mesmo uma das músicas apresentadas na peça.
(Fabiana Antonieta S. J. G. Danella – E.E. Dr. Paulo Filgueiras Jr.).



18.   Disponibilizar material para que os alunos criem uma peça de teatro explicando, por exemplo, a Geografia.
(Fabiana – E.E. Afonso Schmidt).



19.   Na peça “Em todos os cantos do mundo” são citados alguns países do mundo. Um deles refere-se a um ornamento utilizado nos países africanos e num esado brasileir, a Bahia. Faça uma ilustração deste ornamento.
(Hebe P. O. Santos Kuwahara – E.E. Visconde de São Leopoldo).



20.   Faça a reescrita do espetáculo que você assistiu “De todos os cantos do mundo” (alunos do 6º ano – Língua Portuguesa).
(Isabel Cristina Barbosa Cardozo – E.E. Profª Maria Helena Duarte Caetano).





Nenhum comentário:

Postar um comentário