sexta-feira, 12 de julho de 2013

Banco de Atividades - Parte 1

Cultura é Currículo 2013

Conforme combinado, estou postando as atividades realizadas por todos os participantes da Orientação Técnica do Cultura é Currículo 2013. Dividi o banco de dados das atividades em 5 partes. As sugestões de atividades foram extremamente diversificadas, envolvendo as diversas disciplinas do Ensino Básico. Aproveitem ao máximo as ideias dos colegas, tanto para realizar atividade para o Programa Cultura é Currículo, quanto para demais atividades na escola. Não faltou criatividade para a elaboração das sugestões: encenações, trabalho com música, reescritas, elaboração de histórias em quadrinhos, confecção de máscaras, pesquisas, criação de "diário de viagens". Agora, é só por a mão na massa.







BANCO DE ATIVIDADES – PARTE 1
O.T. CULTURA É CURRÍCULO - 2013





1.       Escolha um trecho da apresentação que foi encenada. Faça um resumo e tente reescrevê-lo em forma de uma narrativa.
(Adriana Ferreira – E. E. Milton Borges Ypiranga).



2.       A Diversidade cultural. Apresentação: música e seminários – Do 9º ano ao Ensino Médio.
 (Ana Lúcia Santos – E. E. São Francisco de Assis).



3.       Reconhecendo os lugares, nos continentes, através da música e do ritmo:
a.       5 grupos/Continentes (mapa mundi)
b.      Baixar vídeos, elaborar coreografias.
c.       Buscar imagens sobre população e cultura.
d.      Colar figuras no mapa.
e.      Elaborar tabelas com indicadores sociais
 (Ana Paula Martins – E. E. Prof. Waldemar da Silva Rigotto).



4.       Confecção de máscaras de duas histórias contadas (Para 5ª série/6º ano ou 6ª série/7º ano):
a.       Disciplina: Arte
b.      Materiais: papelão e tinta guache
c.       Exposição dos trabalhos no pátio da escola
d.      Identificação nos trabalhos do Cultura é Currículo (nome da peça teatral, local e data de participação da turma)
 (Ana Rita Lourenço – E. E. Profª Maria Aparecida P. A. Magno).



5.       “Representando uma Cena” – Atividade de Arte – Escolha uma cena do espetáculo e juntamente com seu grupo faça uma adaptação desta cena e apresente para a sala.
 (Analice Garcia da Silva – E. E. Prof. Armando Berlegarde).




6.       Vamos conhecer todos os “cantos” do Brasil – Projeto a ser desenvolvido por todas as séries do Ciclo I.
(Angela Maria S. P. Simonian dos Santos – E. E. Prof. Galdino Moreira).





7.       Atividades a serem trabalhadas por diversas disciplinas: Arte, História, Geografia, Filosofia:
a.       Histórico da Cultura Religiosa Africana e relação com a Cultura Brasileira (referência – colonização) também religiosa;
b.      Biografia do artista plástico “Rubem Valentim” e suas obras;
c.       Releituras Plásticas, de instalações e esculturas;
d.      Estátuas vivas dos Orixás e suas comparações com os Santos  da Igreja católica;
e.      Comidas típicas – História da feijoada (restos dos senhores e recolhimento dos ingredientes);
f.        Localização Geográfica, climática, histórica; idiomas (mudanças – dependendo da localização, influência da colonização).
(Beatriz Meguiso - E.E. Nossa Senhora dos Navegantes).





8.       Pode-se fazer um trabalho envolvendo várias disciplinas, como Arte, Sociologia e História.
(Cibele Gonçalves de Macedo – E. E. Marcílio Dias).





9.       Diversidade dos instrumentos musicais:
a.       Todas as disciplinas que trabalhem a cultura de outros países (História, Geografia, Arte, Língua Portuguesa, LEM – Todas as séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio).
(Cilene P. de Góes – E.E. Prof. Renê Rodrigues de Moraes).





10.   Escolha um dos países representados no espetáculo. Realize uma pesquisa a respeito e o transforme em um produto cultural (música, dança, teatro, etc.).
(Claudinéia S. De Araújo – E.E. Prof. José Cavariani).







Nenhum comentário:

Postar um comentário