quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Práticas de Ensino em Geografia: A Leitura de Textos em Sala de Aula

Contribuições de Estratégias de Leitura (Curso Foco Aprendizagem)

Lembro-me de uma conversa que tive, certa vez, com uma professora de História que tinha pego, naquele ano, cinco turmas de 9º ano, porém, para ministrar as aulas de Geografia. Como era a primeira vez que ela lecionava esta disciplina,  perguntei se estava tendo alguma "dificuldade" junto aos alunos. Acreditando que ela iria comentar sobre algum conceito específico da Geografia ou sobre o trabalho com mapas, fiquei surpreso quando a mesma me respondeu que a maior dificuldade estava na leitura e interpretação dos textos contidos no Caderno do Aluno.





A professora relatou que em todas as atividades que os alunos tinham que realizar a leitura de textos, ela precisava intervir e realizar a leitura junto com os mesmos. Tinha que ler pausadamente cada frase e a cada parágrafo explicar o significado dos conceitos e exemplos abordados. Um trabalho que muitas vezes demorava quase a aula inteira, já que abria espaço para dúvidas e discussões. Mas que ao final, os alunos "finalmente" conseguiam entender o texto trabalhado. Diante de seu olhar aflito, parabenizei a professora por estar realizando a Leitura Compartilhada com seus alunos e que sua estratégia estava sendo muito válida porque o mais importante em todo o processo é a Aprendizagem do Aluno.

À partir daí, passei a utilizar este exemplo em orientações técnicas, visitas às escolas e participações em ATPC, sempre ressaltando a importância que todas as disciplinas têm no Desenvolvimento da Competência Leitora de nossos alunos e reforçando a participação dos professores de Geografia neste processo.

O curso Foco Aprendizagem (disponibilizado para os profissionais de toda a Rede Estadual de Ensino - Professores, Equipes Gestoras, PCNP e Supervisores de Ensino) sugere uma sequência de procedimentos para o trabalho de leitura em todas as disciplinas, possibilitando uma intervenção direta junto aos alunos com dificuldades em interpretação e entendimento de textos. Tais procedimentos, permitem, inclusive, estimular a elaboração de situações de aprendizagem especificas (publicarei em breve uma sugestão de Geografia) em cada uma das disciplinas que compõem o Currículo Oficial da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Dentre as Estratégias para o Desenvolvimento de Capacidades de Leitura abordadas no curso Foco Aprendizagem, destacamos: 1- Ativação de conhecimentos prévios; 2- Antecipação ou predição de conteúdos; 3- Checagem de hipóteses; 4- Localização e/ou cópia de informações; 5- Comparação de Informações; 6- Generalizações; 7 Produção de Inferências Locais; 8- Produção de Inferências Globais; 9- Recuperação do contexto de produção do texto; 10- Definição das finalidades e metas da atividade de leitura; 11- Percepção de relações de intertextualidade; 12- Percepção de relações de interdiscursividade; 13- Percepção de outras linguagens e 14- Elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas.

Á partir das estratégias destacadas acima, foi elaborado um Quadro Síntese (em anexo) orientando as perguntas e questionamentos que os professores podem e devem utilizar quando estiverem realizando a leitura compartilhada em suas aulas. Fazer as perguntas mais adequadas para que os alunos respondam no momento da Leitura permite que os mesmos participem ativamente de todo processo e, consequentemente, amplia a possibilidade de entendimento dos textos e, por conseguinte, pode facilitar a aprendizagem dos conceitos e conteúdos envolvidos.

A sugestão de uma sequência de procedimentos para a leitura de textos vem, definitivamente, contribuir para a melhoria da prática de ensino de nossos professores como um todo e, em particular, dos professores de Geografia.
















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