sexta-feira, 14 de junho de 2013

O.T. de Geografia

"A Formação de um aluno crítico através da Geografia"
 
Foi realizada no dia 06/06/13, das 10h00 às 18h00, nas dependências do Sesc Santos, a Orientação Técnica de Geografia: A Formação de um aluno crítico através da Geografia. O evento teve a participação  de 48 professores de Geografia da Diretoria de Ensino de Santos que ministram aulas para o Ensino Fundamental Ciclo II.


 
 
 
Objetivos da Orientação Técnica:
 
- Trabalhar com os professores do Ensino Fundamental Ciclo II uma Situação de Aprendizagem que busque desenvolver o lado crítico dos alunos;
- Apresentar, discutir e aplicar a teoria de Telma Weisz que aborda os princípios de uma Boa Situação de Aprendizagem;
- Homenagear o aluno Gabriel Migliorini que recebeu Menção Honrosa nas Olimpíadas Brasileiras de Geografia;
- Acompanhar a Palestra de Márcia Valdíbia que discute a formação crítica em Geografia.



 
 
Durante a Orientação Técnica, foi apresentado um clipe com a música "Aquarela do Brasil" e uma sugestão de atividade, a ser aplicada com os alunos, onde eles deveriam discutir a letra da música, refletir sobre os aspectos geográficos e sociais brasileiros e elaborar um painel confrontando o "Brasil Ideal" e o "Brasil Real".


 
Em seguida, solicitou-se aos professores que realizassem uma atividade onde eles deveriam pontuar os aspectos que eles acreditam ser determinantes para uma boa situação de aprendizagem. A opinião dos professores foi, em seguida, confrontada com os quatro princípios de uma boa situação de aprendizagem apontadas pela pesquisadora Telma Weisz.


 
 

O aluno Gabriel Migliorini, da E. E. Jaconias da Silva Leite, foi homenageado por conquistar a Menção Honrosa nas Olimpíadas Brasileiras de Geografia 2012. Grande exemplo para a rede estadual de ensino.


 

No período da tarde, os professores puderam assistir à palestra de Marcía Valdíbia que abordou o desenvolvimento de habilidades e competências na formação de um aluno crítico em Geografia. Munidos de um roteiro para acompanhamento da palestra, os professores refletiram sobre os aspectos mais importantes da fala da especialista e, à partir de uma Situação de Aprendizagem do Caderno do Professor de Geografia, apontaram formas de abordar as atividades propostas de forma crítica.
 

 
 

De acordo com as avaliações respondidas, pode-se dizer que os resultados foram positivos. A grande maioria dos presentes avaliaram como “Muito Bom” ou “Bom” os temas e a forma que foram abordados ao longo da Orientação Técnica, assim como a organização da mesma. Um dos comentários avaliativos dos professores afirmava: “Os temas uniram a teoria com nossa prática em sala, o que foi muito bom!” Outro dizia: “Foi muito útil, pois ainda sou um aprendiz”. As atividades realizadas pelos professores, bem como sua participação durante a O.T., servirão de diagnóstico  para que se possa traçar ações na busca de aperfeiçoamento e melhoria de suas ações em sala de aula.



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário