segunda-feira, 10 de junho de 2019

OT Fake News nos Anos Iniciais

Orientação Técnica de Geografia

Foi realizada nas dependências da Diretoria de Ensino - Região Santos, no dia 07 de junho, a Orientação Técnica Fake News para os Anos Iniciais. Além das Coordenadoras Pedagógicas dos Anos Iniciais, a OT contou com a participação de representantes das SEDUCs de Bertioga, Guarujá, Cubatão em Santos.

Os objetivos da OT foram:

  • Entender o que é Fake News  e refletir sobre a importância de verificar a veracidade das notícias e o seu impacto social;
  • Vivenciar um formato de aula, por meio das Fake News, que utiliza os grupos colaborativos;
  • Adaptar o tema/aula para os Anos Iniciais utilizando as Habilidades da BNCC de Geografia.

Foi adaptado, para o Currículo+ da SEE-SP, um Plano de Aula utilizado no CNME - Centro Nacional de Mídias da Educação e que é baseado na Metodologia Incluir para Transformar.

Obrigado às PCNP dos Anos Inciais, Adriana Luisa, Vanessa Cuzner e Ana Paula, pela oportunidade.



>>> OT Fake News para os Anos Inciais



















>>> Grupos Colaborativos





































>>> Ambiência























>>> Metodologia Incluir para Transformar adaptada para o Currículo+








>>> Passo 1: Estimulando a Curiosidade (Onde se ativa os Conhecimentos Prévios)






>>> Passo 2: Estudo do ODA - Vídeo (Onde se contextualiza o assunto trabalhado e se estuda os conceitos envolvidos)







>>> Passo 3: Atividade de Aprofundamento (Os alunos utilizam os conceitos recém aprendidos elaborando um cartaz, uma carta, um folder, regra de convivência, campanha de conscientização, etc.)







>>> Passo 4: Hoje Aprendi... (Por meio de uma rima, um poema, um desenho, os alunos apresentam os conceitos mais significativos aprendidos na aula)






>>> Passo 5: Avaliação da Aula (de forma criativa, realiza-se a avaliação da aula e a auto-avaliação do aluno)






>>> Oficina 2: Estudando o Currículo de Geografia dos Anos Iniciais por meio das habilidades da BNCC





















Nenhum comentário:

Postar um comentário