Utilizando a Tecnologia em Sala de Aula desde o Primeiro Dia
Minha história como professor da Rede Estadual Paulista é muito curiosa porque a primeira vez que eu entrei numa sala de aula foi para dar aula de internet. Isto aconteceu em 22 de março de 2001 e apesar de ser formado em Geografia, eu sempre gostei muito de informática e tinha terminado de fazer um curso de Webdesigner no Senac. Nesta época, já utilizava as redes sociais da época (BBS, Chats, ICQ, Mirc) e tinha minha primeira página na internet.
Projeto Viva Japão - A Tarde do Sushi com oficina de produção de sushis (2007).
Os alunos adoraram aquela primeira aula. Deram muitas risadas e à partir daí, nunca mais parei de usar a informática e a internet em sala de aula. Tornei-me o Professor Eventual de Internet. Meus primeiros Objetos Digitais foram criados em 2005, quando comprei uma máquina fotográfica digital e criei meu blog, o "Ok! Marcelo" onde postava as fotos e vídeos de atividades realizadas pelos alunos. Inclusive um deles, um "make of" com os erros de gravação do Projeto "Relíquias da Escola Barnabé", onde os alunos tiveram aulas de preservação de objetos históricos, já que a Escola Barnabé tem hoje quase 120 anos.
Primeiro registro: Pesquisa sobre Vulcanismo na Sala de Informática da EE Marcílio Dias em 2005.
Como Coordenador Pedagógico fui fazendo inúmeras postagens das atividades realizadas pelos professores. Nos planejamentos montava vídeo-apresentações com os melhores momentos dos anos anteriores. Inclusive o Projeto "A Tarde do Sushi", onde os alunos tiveram um workshop de como produzir sushis diretamente com o Sushiman Marcel que veio de São Paulo para Santos. Os projetos eram registrados digitalmente por meio de fotos, pequenos vídeos (os cartões das máquinas digitais tinham pouco espaço na época e eram caríssimos) e textos nos blogs.
Reportagem de A Tribuna no Dia dos Professores de 2007 discutindo o uso da Tecnologia em sala de aula.
Daí para a Diretoria de Ensino foi um pulo. Construí o Blog de Geografia e Canal de Youtube específico, desta vez postando projetos e atividades abrangendo as escolas da Diretoria de Santos. Como PCNP realizei diversas Orientações Técnicas onde professores elaboraram desde vídeos simulando um programa de TV onde os professores de Geografia eram entrevistados, até podcasts onde os professores davam dicas sobre a Olimpíada de Cartografia.
Vídeo do Projeto Relíquias da Escola Barnabé ensinando o processo de preservação de objetos históricos (2006).
A participação como co-criador (Rede construindo com a Rede) da Plataforma do Currículo+ me ensinou a pesquisar e classificar Objetos Digitais de Aprendizagem alinhados ao currículo de Geografia da SSE-SP. Fiz diversas sugestões de melhorias durante estes 6 anos de participação. Posso dizer que a forma como descrever os Objetos Digitais de Aprendizagem fui eu que ajudei a criar, assim como, na Plataforma Administrativa, muitas ideias de como dar feedback para colaboradores, fui eu que sugeri. Em 2018 recebi a certificação de "Curador Nível Nacional" concedida pelo Site Escola Digital.
Mais de cem Objetos Digitais de Geografia curados nestes seis anos participando do Projeto Currículo+.
Também em 2018, tive a oportunidade de participar do Centro Nacional de Mídias da Educação (CNME), onde ministrava aulas de Tecnologia com transmissão (via satélite) e interação ao vivo para 150 escolas de todo o Brasil. As aulas eram sobre Tecnologia/Mundo Digital e abordaram diversos assuntos como: Robótica, Fake News, Inteligência Artificial, Internet da Coisas, Impressora 3D e Privacidade na Internet. No total foram 66 planos de aula elaborados pela Equipe de Professores Ministrantes, sempre com o uso de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA), que no caso do CNME eram os vídeos. Posso dizer que nesta experiência, além de aprender sobre o uso da Tecnologia na transmissão de aulas, aprendi também, metodologicamente, como utilizar, em sequencias didáticas, objetos digitais de aprendizagem de forma qualificada.
Mais de 66 aulas de Mundo Digital, ENEM de Matemática e Consciência Negra ministradas no Centro Nacional de Mídias da Educação (CNME) em Manaus.
Hoje estou muito feliz de poder contribuir para a construção do Currículo de Tecnologia da nossa Rede Estadual Paulista. Está sendo uma experiência única, de muita aprendizagem. Gostaria de sugerir que fosse criado um novo perfil de PCNP, que seria o "PCNP de Inovação". Penso nisto desde 2017, quando fiz os cursos de Design Thinking para Educadores e Coaching Cognitivo Comportamental. Estes dois cursos me deram ferramentas para repensar a nossa atuação como educadores e, sobretudo, como utilizar habilidades socioemocionais e grupos colaborativos para melhorar a aprendizagem dos nossos alunos e a performance das nossas equipes de professores e coordenadores.
Participação do GT do Programa Inova Educação da SEE-SP.
Deixo aqui um abraço para o Rossieli e para a Renilda por confiarem no meu trabalho no CNME; para a Camila, o Otávio e a Liliane por estarem sempre juntos comigo no Currículo+; e também para a Débora Garofalo que já está me inspirando de diversas formas com o uso da robótica. Já conversei e dei sugestões para duas professoras de Geografia para que no ano que vem utilizem "movimentos robóticos" na construção dos seus projetos de maquetes de cidades e de fontes de energia. Seria muito bacana ver os portões das garagens das casas subindo automatizadamente, ao invés de com o uso de manivela. Será ainda mais envolvente que as maquetes das cidades tenham muita luz, sensores e campainhas sendo disparadas, assim como as turbinas dos geradores de energia eólica tenham suas mini-hélices girando de verdade e de modo automatizado, simulando a passagem dos ventos. Que os bons ventos soprem neste momento de inovação na educação da rede paulista de ensino.
Projeto de Geografia da Professora Rosa da EE Lincoln Feliciano: Maquete de cidade e suas fontes de energia.
>>> Produtos Finais (Resultados) a partir do Uso de Tecnologia
1- Blog de Geografia da Diretoria de Ensino - Região Santos (desde 2012):
http://geografiadersantos.blogspot.com/
2- Canal Youtube do PCNP Marcelo Suwabe (desde 2014):
https://www.youtube.com/channel/UCwQ2oRt0g6tziIeD0WDRe1wview_as=subscriber
3- Canal Youtube do Professor Marcelo (Criado em 2006):
https://www.youtube.com/user/profmarcelosuwabe
4- Blog Ok Marcelo (criado em 2005):
http://okmarcelo.blogspot.com
5- Projeto Relíquias da Escola Barnabé (de 2006 a 2007): Exposição de Objetos Histórico de oficina de demonstração de preservação de Objetos Antigos no Centro de Convenções "Mendes Convention Center". Projeto realizado no contra-turno dos alunos. Produto final: vídeo apresentando a oficina de preservação de objetos históricos, exposição em Centro de Convenções de Santos, registros fotográfico e textual.
6- Projeto Cantinho da Leitura e a Copa do Mundo de 2006- produto final: Exposição de Revistas dos Países participantes no formato de vídeo, fotos e textos digitais.
7- Projeto A Tarde do Sushi - Viva Japão! (2007 e 2008): Workshop com a história do sushi, demonstração do preparo do sushi pelo Sushiman Marcel e alunos em gincana preparando seus próprios sushis. Exposição de releitura de um quadro da Tomei Oktake - produto final: vídeo e materiais fotográficos, desenhos e textuais digitais
8- Mais de 100 Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) de Geografia curados para a Plataforma do Currículo+ (de 2013 a 2019), incluindo jogos, infográficos e mapas interativos, vídeos, videoaulas, simuladores, entre outros. Abrangendo todos os níveis de ensino, inclusive os Anos Iniciais já alinhados à BNCC.
9- Mais de 66 aulas presencias mediadas por tecnologia transmitidas via satélite com interação ao vivo para 150 escolas de todo o Brasil no Centro Nacional de Mídias da Educação (CNME):
Temas das Aulas:
- OS NÚMEROS E A INVENÇÃO DO COMPUTADOR
- SOFTWARE / HARDWARE
- O MUNDO DIGITAL
- INTERNET E PESQUISA
- REDES E INTERNET
- OS ARQUIVOS DO COMPUTADOR
- O TRABALHO EM GRUPO ATRAVÉS DA INTERNET
- REALIDADE VIRTUAL
- MONTANDO UM ROBÔ
- APRENDENDO A PROGRAMAR
- INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 1
- INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 2
- CIDADES INTELIGENTES
- AS CIDADES DO FUTURO
- O FUTURO DO TRABALHO 1
- O FUTURO DO TRABALHO 2
- MOEDAS VIRTUAIS: O FUTURO DAS FINANÇAS 1
- MOEDAS VIRTUAIS: O FUTURO DAS FINANÇAS 2
- ARTE E TECNOLOGIA 1
- ARTE E TECNOLOGIA 2
- CULTURA HIPERCONECTADA 1
- CULTURA HIPERCONECTADA 2
- INOVADORES BRASILEIROS NO EXTERIOR 1
- INOVADORES BRASILEIROS NO EXTERIOR 2
- CASA INTELIGENTE
- ERA UMA CASA
- SEGURANÇA E PRIVACIDADE NA INTERNET 1
- SEGURANÇA E PRIVACIDADE NA INTERNET 2
- TECNÓLOGO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS 1
- TECNÓLOGO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS 2
- BIOTECNOLOGIA E O FUTURO DA SAÚDE 1
- BIOTECNOLOGIA E O FUTURO DA SAÚDE 2
- CONTRATOS INTELIGENTES 1
- CONTRATOS INTELIGENTES 2
- IDENTIDADES DIGITAIS 1
- IDENTIDADES DIGITAIS 2
- INTERNET DAS COISAS 1
- INTERNET DAS COISAS 2
- DESCONECTAR É PRECISO 1
- DESCONECTAR É PRECISO 2
- FAKE NEWS
- HATERS E TROLLS
- REDES SOCIAIS E PRIVACIDADE
- SUSTENTABILIDADE
- A CARA DO FUTURO
- NANOTECNOLOGIA
- APLICATIVOS 1
- IDENTIDADE - CONTEXTUALIZAÇÃO
- A CARA DO FUTURO - ROBÓTICA
- SAÚDE 1
- COLABORATIVISMO DIGITAL
- GAMES
- APLICATIVOS 2
- ROBÓTICA 2
- SAÚDE 2
- MEGACIDADES 1
- MEGACIDADES 2
- EDUCAÇÃO 1
- EDUCAÇÃO 2
- PROTEÇÃO DE DADOS NA INTERNET E COMO FUNCIONA A COLETA DE DA
- FUTURANDO - INFLUENCIADOR DIGITAL + BLOGUEIRA DE 106 ANOS
- PROFESSORES YOUTUBERS
- CYBERBULLYING
- CIDADANIA E TECNOLOGIA
10- Mais de 20 Planos de Aula de Tecnologia/Mundo Digital (2018) elaborados para o CNME Centro Nacional de Mídias da Educação com o uso de Objetos Digitais de aprendizagem utilizando a Metodologia Incluir para Transformar.
11- 5 Orientações Técnicas com o tema Fake News (2019) e ensinando a metodologia Incluir para Transformar, atingindo diversos públicos:
- Alunos do Ensino Médio de escola PEI
- Alunos do Ensino Médio de escola regular
- Professores de Geografia e História
- ATPC Formativo - Professores Ensino Médio e Anos Finais
- Coordenadoras dos Anos iniciais e Formadores das SEDUCs dos municípios de Santos, Guarujá, Bertioga e Cubatão
12- Parceria com o INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2019) - Curso de formação de professores em Sensoriamento Remoto.
13- 4 Orientações Técnicas para professores de Geografia (2014) com a construção de vídeos simulando o programa "JB On-Line - O Jornal da Baixada", onde professores de geografia da Diretoria de Ensino de Santos foram entrevistados sobre o uso de ODA de Geografia em suas aulas. Produto Final: Vídeos do Programa JB On-Line.
14- 4 Orientações Técnicas para professores de Geografia (2015) com a elaboração de podcasts simulando entrevista de rádio com dicas para as Olimpíadas de Cartografia. Produto Final: podcasts dos professores.
15- 4 orientações Técnicas pra os Professores de Geografia (2014) sobre a utilização de Objetos Digitais de Geografia e o uso da Plataforma do Currículo+. Produto Final: vídeos apresentando a Plataforma do Currículo+.
16- Oficina em ATPC Formativo (2017) sobre o uso qualificado de jogos digitais de Geografia em sala de aula. Produto Final: Questionário respondido individualmente, refletindo sobre as possibilidades no uso de jogos digitais (exemplo do: Geobravando) em sala de aula e suas reais possibilidades de aprendizagem.
17: Videoconferência ensinando como elaborar Plano de Aula do Curriculo+ (2019) com o uso qualificado de Objetos Digitais de Aprendizagem (vídeos) e a utilização da metodologia Incluir para Transformar. Transmitida via Rede do Saber para os PCNP curadores e revisores do Currículo+.
18- Interação em Videoconferência sobre Avaliação com Michael Quinn Patton (2018) (especialista em Avaliação na Educação), onde se refletiu sobre os feedbacks dados aos alunos quando da transmissão de aulas do CNME.
19- Intercâmbio com professores dos cinco países africanos que falam a Língua Portuguesa (Angola, Moçambique, Guiné Bissaú, Guiné Equatorial, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe) sobre a experiência de ministrar aulas presenciais mediadas por tecnologia.
20 - Transmissão de aulas no CNME de ENEM de Matemática - total 6 aulas de Matemática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário