Unisanta alerta sobre os problemas decorrentes do Aquecimento Global
SANTOS - Os estudos do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Universidade Santa Cecília (Unisanta) sobre a possibilidade de ressacas do mar nas praias prosseguem. A segunda fase, desde fevereiro de 2015, em parceria com a Praticagem, visa dar maior segurança à navegação, aos tripulantes, aos passageiros de navios e aos moradores da Cidade, em áreas sobre efeitos das marés, fornecendo previsão de ressacas com até três dias de antecedência para a região.
Conforme as pesquisas anteriores, divulgadas desde 2009 pelo NPH-Unisanta, se ocorrer o aumento do nível do mar previsto pelos cientistas, será de maneira lenta e gradual, permitindo o seu acompanhamento e providências para amenizar e evitar possível caos urbano. Mas é preciso planejar agora obras de contenção. O alerta foi feito em dezembro de 2009, e amplamente divulgado pela imprensa naquela data, pelo NPH-Unisanta, que inclusive fez um prognóstico sobre as ruas e bairros que poderiam ser alagados.
Os estudos do núcleo, apresentados no XXI Encontro Técnico AESABESP, em março de 2010, foram desenvolvidos diante das previsões dos cientistas de diversos países, sobre os efeitos do aquecimento global, que já apontavam a possibilidade da elevação do nível do mar em varias partes do mundo. Nesse trabalho, a Unisanta, por meio de suas pesquisas, já mostrava ruas e bairros que poderiam ser afetadas até o final do século, indicando três possibilidades de cenários.
Clique no link abaixo para ver a reportagem completa:
>>> Reportagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário