Cultura é Currículo 2013
BANCO DE ATIVIDADES – PARTE 3
O.T. CULTURA É
CURRÍCULO - 2013
|
21.
Em uma aula de Sociologia, o professor
promoverá um debate sobre a diversidade cultural.
(Isabel
Cristina Palozzi de Souza – E.E. João Octávio dos Santos).
|
22.
Escolha um ou mais países apresentados na
peça:
a.
Pesquisar sobre as lendas e folclores de cada
um deles;
b.
Separar a turma em grupos, sendo que cada
grupo ficará com uma lenda;
c.
Após a pesquisa, fazer a
apresentação/encenação da lenda escolhida;
d.
9º ano do Ensino Fundamental.
(Jackeline
Ribeiro Rodrigues Corrêa – E.E. Lucas Nogueira Garcez).
|
23.
“A música que mais gostei”:
a.
O aluno deve escolher uma das músicas do
espetáculo e criar um desenho que represente a mesma.
b.
Mesmo sem conhecer as palavras da música, o
aluno pode interpretar com gestos, expressões faciais, entre outros;
c.
Ensino Médio – Arte, Sociologia, Educação
Física – Todas.
(Jacqueline
Braz Pereira da Silva – E.E. Prof. Primo Ferreira).
|
24.
“Diário de Viagem”:
a.
Descrição dos aspectos de cada país;
b.
As diferenças de línguas e traços de músicas e
cantos;
c.
Contextualização do Brasil com outros países –
redações;
d.
5º ao 9º ano – Língua Portuguesa, História,
Geografia e Arte.
(Joaquim
E. T. de Oliveira – E.E. Prof. Jacinto do Amaral Narducci).
|
25.
Diversidade dos seres humanos:
a.
Explicar porque somos diferentes, utilizando a
genética dos seres vivos;
b.
Expor imagens de diversas culturas;
c.
8º ano.
(Joyce
da Silva Mendes – E.E. Prof. Diniz Martins).
|
26.
“Integração dos Povos”:
a.
Elaboração de música, poesia, peça teatral,
pintura, desenho poético, diversidade dos povos;
b.
Elaboração de problemas: geometria,
trigonometria, equações (Matemática)
c.
Movimentos corporais (Educação Física);
d.
Localização, folclore e cultura (Inglês,
História e Geografia).
(Lucia
Aparecida Carvalho – E.E. Marioa Celeste Pereira Leite)
|
27.
Proposta:
a.
Conteúdo e Tema: Significados e sentidos da
ginástica utilizada no mundo, no discurso das mídias (filmes, teatro, etc.) e
o padrão de beleza corporal;
b.
Competências e Habilidades: Relacionar os
significados e os sentidos propostos pelas mídias com suas próprias
experiências, analisar criticamente produtos e mensagens da mídia;
c.
Recursos: Computador, papel, caneta, cola,
recortes, pincel atômico, câmera filmadora;
d.
Atividade dirigida para o Ensino Me´dio.
(Maria
da Aparecida Gonçalves – E.E. Azevedo Júnior).
|
28.
Pesquisa dos Idiomas e representação teatral
de uma lenda (Ensino Fundamental e Médio).
(Maria
José Plácido da Silva – E. E. Braz Cubas).
|
29.
Apresente, em grupo, parte do espetáculo
assistido, fazendo uso de recursos mínimos disponibilizados, no momento, na
escola;
a.
Observação: para fazer esta releitura, o
professor precisará disponibilizar materiais, como por exemplo: tecidos;
instrumentos musicais, iluminação.
(Maria
Jeane – E.E. Lincoln Feliciano)
|
30. Elaborar
a reescrita a partir da peça (4º e 5º anos – Língua Portuguesa).
(Maria Raquel Coelho Barros – E.E. Prof. Idalino Pinez).
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário