sexta-feira, 12 de julho de 2013

Banco de Atividades - Parte 3

Cultura é Currículo 2013





BANCO DE ATIVIDADES – PARTE 3
O.T. CULTURA É CURRÍCULO - 2013



21.   Em uma aula de Sociologia, o professor promoverá um debate sobre a diversidade cultural.
(Isabel Cristina Palozzi de Souza – E.E. João Octávio dos Santos).



22.   Escolha um ou mais países apresentados na peça:
a.       Pesquisar sobre as lendas e folclores de cada um deles;
b.      Separar a turma em grupos, sendo que cada grupo ficará com uma lenda;
c.       Após a pesquisa, fazer a apresentação/encenação da lenda escolhida;
d.      9º ano do Ensino Fundamental.
(Jackeline Ribeiro Rodrigues Corrêa – E.E. Lucas Nogueira Garcez).



23.   “A música que mais gostei”:
a.       O aluno deve escolher uma das músicas do espetáculo e criar um desenho que represente a mesma.
b.      Mesmo sem conhecer as palavras da música, o aluno pode interpretar com gestos, expressões faciais, entre outros;
c.       Ensino Médio – Arte, Sociologia, Educação Física – Todas.
(Jacqueline Braz Pereira da Silva – E.E. Prof. Primo Ferreira).



24.   “Diário de Viagem”:
a.       Descrição dos aspectos de cada país;
b.      As diferenças de línguas e traços de músicas e cantos;
c.       Contextualização do Brasil com outros países – redações;
d.      5º ao 9º ano – Língua Portuguesa, História, Geografia e Arte.
(Joaquim E. T. de Oliveira – E.E. Prof. Jacinto do Amaral Narducci).



25.   Diversidade dos seres humanos:
a.       Explicar porque somos diferentes, utilizando a genética dos seres vivos;
b.      Expor imagens de diversas culturas;
c.       8º ano.
(Joyce da Silva Mendes – E.E. Prof. Diniz Martins).



26.   “Integração dos Povos”:
a.       Elaboração de música, poesia, peça teatral, pintura, desenho poético, diversidade dos povos;
b.      Elaboração de problemas: geometria, trigonometria, equações (Matemática)
c.       Movimentos corporais (Educação Física);
d.      Localização, folclore e cultura (Inglês, História e Geografia).
(Lucia Aparecida Carvalho – E.E. Marioa Celeste Pereira Leite)



27.   Proposta:
a.       Conteúdo e Tema: Significados e sentidos da ginástica utilizada no mundo, no discurso das mídias (filmes, teatro, etc.) e o padrão de beleza corporal;
b.      Competências e Habilidades: Relacionar os significados e os sentidos propostos pelas mídias com suas próprias experiências, analisar criticamente produtos e mensagens da mídia;
c.       Recursos: Computador, papel, caneta, cola, recortes, pincel atômico, câmera filmadora;
d.      Atividade dirigida para o Ensino Me´dio.
(Maria da Aparecida Gonçalves – E.E. Azevedo Júnior).



28.   Pesquisa dos Idiomas e representação teatral de uma lenda (Ensino Fundamental e Médio).
(Maria José Plácido da Silva – E. E. Braz Cubas).



29.   Apresente, em grupo, parte do espetáculo assistido, fazendo uso de recursos mínimos disponibilizados, no momento, na escola;
a.       Observação: para fazer esta releitura, o professor precisará disponibilizar materiais, como por exemplo: tecidos; instrumentos musicais, iluminação.
(Maria Jeane – E.E. Lincoln Feliciano)


                                                                                                                   
30.   Elaborar a reescrita a partir da peça (4º e 5º anos – Língua Portuguesa).
(Maria Raquel Coelho Barros – E.E. Prof. Idalino Pinez).





Nenhum comentário:

Postar um comentário