Durante a Orientação Técnica "O Cinema vai à Escola" foi exibido o documentário "Lixo Extraordinário". Os professores usaram a criatividade apontando Idéias e Sugestões (pontos/aspectos importantes do filme), que podem ser trabalhados em sala de aula, dentro de cada disciplina especificamente ou de forma interdisciplinar. Posteriormente, os professores criaram situações de aprendizagem baseados no modelo do currículo oficial da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Caderno do Professor).
(Capa do filme "Lixo Extraordinário" de Vik Muniz, 2010)
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM ELABORADAS PELOS PROFESSORES DURANTE A ORIENTAÇÃO TÉCNICA “O CINEMA VAI À ESCOLA”.
O ser humano é rico em idéias, poderia também ser em bondade, humanização, amor, solidariedade.
Professora Andréa Andrade Sampaio
(E. E. Canadá)
A diversidade, a vida de cada um não é motivo de derrota. Eles (catadores de lixo) têm a força e a coragem como os maiores instrumentos de sobrevivência. Vivem nas diferenças, o bonito e o belo. Sorriem, não tem medo de amar. Vivem com o mínimo e este mínimo é o máximo. Buscam no carnaval o sonho da fantasia, transformam-se em reis e rainhas, para na quarta-feira voltar à realidade. Zumbi do lixão, do século XXI: luta contra os senhores do consumo, produtores de resíduos.
Professora Regina Célia Gomes da Cunha
(E. E. Benevenuto Madureira)
Idéias e Assuntos,
elaborados pelos professores presentes na Orientação Técnica,
que podem ser trabalhados em sala de aula,
à partir do documentário "Lixo Extraordinário".
CÓDIGOS E LINGUAGENS:
|
· Retrato falado das personagens: descrição objetiva e subjetiva, aspectos psicológicos;
· Análise de questões filosófico e/ou sociológicas baseadas nos depoimentos das personagens;
· O ponto de vista dos diferentes personagens a respeito do trabalho realizado no aterro;
· Produção de artigos de opinião, tendo como ponto de partida a visão do filme;
· Produção de texto argumentativo sobre a importância ou não do trabalho de Vik Muniz;
· Recriar a produção usando a mesma forma de expressão (no caso, o cinema);
· Proposição de outras formas de expressão (teatro, etc.);
· A importância da leitura e a valorização dos livros;
· Qualquer coisa (o lixo) pode virar arte? O que é considerado arte?;
· Arte x Lixo (belo e feio);
· Estética, beleza, gosto;
· As formas de expressão artística, as Linguagens da Arte;
· Potencial transformador da arte;
· Artistas e suas obras;
· A História da Arte;
· Arte Moderna, Arte Contemporânea – O significado da arte e dos objetos;
· Criação – etapas de elaboração de uma obra – Ex: Vik Muniz;
· Fotografia;
· Documentário;
· Leituras dos enquadramentos das câmeras;
· Museus;
· O repertório musical;
· O estudo da Língua Inglesa;
|
CIÊNCIAS HUMANAS:
|
· Urbanização (crescimento rápido das grandes cidades – consumo e produção de lixo);
· Terreno do lixão – paisagem;
· Localização;
· Densidade demográfica;
· Sociedade de consumo e capitalismo – novos olhares sobre a realidade social;
· Cidadania;
· Ética;
· Questão Política (descaso de autoridades);
· Trabalho e consumo;
· Situação trabalhista (condições de trabalho dos catadores de lixo);
· O orgulho do trabalho que fazem e a dedicação ao realizar algo;
· Valorização do trabalho em grupo;
· Ensinar a pescar e não entregar o “peixe pronto”;
· Pobreza/riqueza;
· Superação e valorização do ser humano;
· Perspectiva de vida/falta (futuro);
· Antes/depois (voltar para a realidade) e perspectiva de vida;
· O que é felicidade? (sentimentos)
· A importância em acreditar em mudar (transformações);
· Trabalhar o senso crítico dos alunos;
· Valorização da família;
· O resgate da dignidade de pessoas simples;
· Conhecer a sua cultura e a do próximo;
· Valorização da vida (são encontrados corpos no lixão);
· A condição inicial dos catadores do aterro (seus sonhos, sua filosofia de vida) X Filosofia e sonhos após o trabalho artístico;
· Valores: honestidade, amizade, honra e orgulho
· Auto-estima;
· Preconceito social – cultural;
· Companheirismo e solidariedade;
· Oportunidade de estudo;
|
CIÊNCIAS DA NATUREZA:
|
· Lembrando Lavoisier: Transformações;
· Consumo excessivo/desperdício;
· Problemas ambientais ligados à produção de lixo;
· Para onde vai o lixo que você joga fora? Onde é o “fora”?
· Reciclagem, reutilização;
· Matéria Orgânica;
· Decomposição do lixo;
· Coleta seletiva;
· Preservação da natureza;
· Higiene e saúde;
· Fim do lixão – O que tem que ser feito com o lugar para ser utilizado para outros fins;
· Trabalhar a conscientização;
· Educação Sexual (prostituição);
|
MATEMÁTICA:
|
· Área – Perímetro;
· Proporcionalidade;
· Simetria;
· Operações (multiplicação, divisão...) – Aplicabilidade matemática;
· Desenvolvimento de Estatísticas, Gráficos, tabelas;
|
>>> >>> >>> >>> >>> >>>
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM ELABORADAS PELOS PROFESSORES DURANTE A ORIENTAÇÃO TÉCNICA “O CINEMA VAI À ESCOLA”.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM nº1:
CESTOS PARA ROUPAS
|
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Arte, Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna
TEMPO PREVISTO: 4 aulas
CONTEÚDOS: A importância da reutilização do jornal e papelões; Gênero Textual: Texto Instrucional; Enfoque Gramatical: Verbos no Imperativo.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Competência leitora: texto instrucional; Habilidades: seleção de texturas, identificação do círculo cromático; Produção Textual.
ESTRATÉGIAS: Abordagem inicial: Apresentação de imagens de obras; Leitura fílmica; discussão em grupo.
RECURSOS: O filme; materiais para produção artística diversos.
AVALIAÇÃO: Individual e em grupo sobre os trabalhos realizados e relatórios das etapas de produção.
|
AUTORIA/PROFESSORES: Andréa Sampaio (Canadá), Denise de Andrade (Gracinda), Ana Paula (Galiera), Renata (Walter Schepps), Vera Lúcia (Praia de Boracéia)
|
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM nº2:
“Nem luxo, nem lixo” (Ensino Médio)
|
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Geografia e História
TEMPO PREVISTO: 8 aulas
CONTEÚDOS: Sociedade de Consumo, Reciclagem e Meio Ambiente
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Conscientizar os alunos sobre os problemas sociais e ambientais provenientes do descarte errado do lixo em aterros sanitários.
ESTRATÉGIAS: Análise do filme (recortes); debate e pesquisa sobre coleta seletiva na cidade e onde há o descarte do lixo.
RECURSOS: Filme “Lixo Extraordinário”
AVALIAÇÃO: Campanha de Conscientização sobre coleta seletiva, o não desperdício; Reciclagem e Painel com fotos e informações.
|
AUTORIA: Iracema (Rigotto), Angela (Bartolomeu), Márcio (Paulo Clemente) e Camila (Narducci)
|
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM nº3:
Arte Visual – Fotografia
|
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Arte
TEMPO PREVISTO: 6 aulas
CONTEÚDOS: Impressionismo, moderno, contemporâneo.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolvimento: Crítica, auto-crítica; Forma pessoal de expressão; Sensibilidade.
ESTRATÉGIAS: Materiais Expressivos: Recicláveis; Pintura; Moldura; Escultura; Colagem.
RECURSOS: Recursos recicláveis; Máquina Fotográfica.
AVALIAÇÃO: Através da observação pessoal, fazer uma mediação e avaliação conjunta.
OBS: Podendo ser interdisciplinar com História, Geografia, Português, Biologia e Matemática
|
AUTORIA: Tatiana (Lucas), Bárbara (Belegard), Antonieta (Paiva), Goretti (Marcílio), Kátia (Brás Cubas), Silene (Zenon) e Wilker (Neves Prado).
|
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM nº4:
Olhares sobre a realidade social
|
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: História
TEMPO PREVISTO: ?
CONTEÚDOS: A personagem Zumbi do filme se assemelha ao Zumbi dos Palmares (histórico), com a mesma ideologia e valores, ligados a mudança para uma sociedade mais justa, principalmente os excluídos.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Leitura e escrita; contextualização sobre o tema.
ESTRATÉGIAS: Apresentação do filme “Ilha das Flores” (outra opção); cartazes expositivos; reflexões dissertativas; seminário e pesquisas.
RECURSOS: Vídeo, música “Navegante Negro”; fotos; histórico do quilombo.
AVALIAÇÃO: Contínua e somatória, levando em consideração o trabalho individual e coletivo; depoimentos.
|
AUTORIA: Regina Célia (Benevenuto), Edemir (Marechal do Ar) e Maria Izabel (Domingos de Souza)
|
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM nº5:
Conciliando Desenvolvimento e Preservação do Meio Ambiente
|
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Língua Portuguesa
TEMPO PREVISTO: 4 aulas
CONTEÚDOS: Produção de texto dissertativo-argumentativo
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Ler, interpretar e produzir; conscientização da importância da preservação do meio ambiente
ESTRATÉGIAS: Apresentação do filme; debate; pesquisa prévia sobre o tema; Leitura da Poesia “Bicho”; Música “Comida” (Titãs).
RECURSOS: Vídeos, textos, imagens, música.
AVALIAÇÃO: Produção do texto; participação na roda de debates.
|
AUTORIA: Rosana (São Leopoldo), Regina (José da Costa), Márcia (João Otávio), Roseneide (Pastor Paiva).
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário